Relatório da Conferência Vozes Femininas no Terceiro Espaço: Pesquisando Igualdade, Diversidade e Inclusão no Aprendizado Colaborativo Online Internacional Sul-Norte (COIL)
Imagem 1: A equipe do projeto Vozes Femininas no Terceiro Espaço: da esquerda para a direita, Jenny Wells, Kyria Finardi, Marina Orsini-Jones, Lynette Jacobs e Katherine Wimpenny (na frente)
Relatório da Conferência: Vozes Femininas
Na segunda-feira, 18 de março, ocorreu a primeira conferência internacional de divulgação do projeto financiado pela British Academy/Leverhulme, Vozes Femininas no Terceiro Espaço: Pesquisando Igualdade, Diversidade e Inclusão no Aprendizado Colaborativo Online Internacional Sul-Norte (COIL), no Coventry Conferences Centre (edifício de simulação), e foi realizada no formato híbrido. Setenta participantes de todo o mundo (do Brasil, África do Sul, China, Vietnã, Holanda, Bélgica, Itália, Espanha, Suíça, Índia, Chipre, Nigéria, Turquia, Paquistão, Polônia, Taiwan e Reino Unido) participaram presencialmente ou online. Especialistas em COIL de diversas áreas, incluindo estudantes, acadêmicos, consultores de COIL e desenvolvedores acadêmicos, juntaram-se à conferência. Muitos participantes foram a Coventry também para participar de workshops nos dias 19 e 20 de terça e quarta-feira, respectivamente, para o projeto COIL financiado pelo Erasmus+: iKUDU. A conferência começou com uma boas-vindas a Coventry e à Coventry University pelo organizador, Professor Marina Orsini-Jones, do Research Centre for Global Learning (GLEA), seguida de uma atualização sobre o progresso do projeto Vozes Femininas no Terceiro Espaço pelo time do projeto (Professor Finardi, da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; Professor Jacobs, da University of the Free State na África do Sul; Professora Wimpenny e Professora Orsini-Jones, da Coventry University). Eles ilustraram o estudo que visa pesquisar o campo em evolução do Aprendizado Colaborativo Online Internacional (COIL) no Ensino Superior (ES) por meio de um projeto de pesquisa Global Sul-Norte, concentrando-se nas vozes femininas. O COIL é definido como uma abordagem colaborativa de ensino e aprendizado online com parceiros internacionais que promove o diálogo intercultural.
A palestra discutiu um modelo de COIL Sul-Norte anteriormente co-projetado pelos solicitantes (Wimpenny, Finardi, Orsini-Jones & Jacobs, 2022) com base em dados gerados por meio de entrevistas com partes interessadas femininas baseadas em instituições de ES em quatro continentes diferentes. A pesquisa visa aprofundar a compreensão da inclusão digital e igualdade no ES. Investiga o COIL como um Terceiro Espaço que promove igualdade substancial e apoia a integração de atributos de cidadania global nos currículos de ES. Em particular, busca descentralizar a concepção de 'Internacionalização do Currículo (IoC)' e abrir caminho para formas 'diferentes' de conhecer, ser e se relacionar por meio de uma lente decolonial que se baseia no conhecimento produzido por mulheres.
A primeira palestra da equipe do projeto foi seguida pelas reflexões de ex-alunos da Coventry University sobre sua experiência com COIL em termos de um espaço de aprendizado igualitário, diversificado e inclusivo para mulheres. Preeti Suri (da Índia), Patience Mkpayah (da Nigéria), Sofia di Sarno García (dupla nacionalidade, Itália e Espanha) e Guray Koseaglu (do Norte do Chipre) eram todos alunos com formação em linguística aplicada que haviam participado de projetos COIL ligados ao Mestrado em Ensino de Inglês e Linguística Aplicada na Coventry University. Todos forneceram insights reflexivos sobre o impacto poderoso que o COIL teve em sua experiência acadêmica e em sua prática profissional e/ou acadêmica atual. Preeti Suri afirmou que se envolver com COIL a fez se sentir valorizada e sua voz ouvida nesse Terceiro Espaço que conecta fronteiras geográficas e culturais, amplia o conhecimento a partir de perspectivas diversas e promove a literacia digital, comunicação e trabalho em equipe. COIL, ela acrescentou, pode ser desafiador para alguns alunos e medidas podem ser tomadas para ajudar nisso, como sessões 'experimentais' antes do início do projeto e quebra-gelos. Guray Koseaglu destacou a inclusividade.
Para obter mais informações sobre este projeto e/ou conferência, entre em contato com Marina Orsini-Jones (m.orsini@coventry.ac.uk).